Geni Guimarães
A coletânea Poemas do regresso marca o reencontro de Geni Guimarães com a poesia. A última publicação da autora neste gênero foi o livro Balé das emoções, em 1993. Os sessenta e dois poemas que compõem o livro demostram que o senso poético de Geni permaneceu guarnecido neste longo tempo ausente, e que estrada de volta foi construída com coragem pela própria autora, como anuncia no poema que inicia o livro “Como quem se vê pela janela, me resgato”.
Em Regresso e Correspondência, Geni anuncia seu vigor nesta volta ao disputado território da Literatura brasileira “de novo sorverei o gole que me cabe” (p. 11) e “Sugiro: envia-me por Sedex o teu baú de frustração e ódio, (rascunhos insípidos das infames tretas), mas fica alerta: Sou poeta. Tiro de letra.”
A leitura de Poemas do regresso é uma possibilidade de encontro com a subjetividade de uma escritora que se exilou dentro de si e que regressa para a literatura nos contando vivências emocionais e visões de mundo, uma narradora poética, comprometida com suas intenções artísticas, “Dar à luz a um verso, que seja tão palpável e de tamanha exatidão, que nele o próprio coração respingue” (p. 17).
Ao reafinar em si o dom, o tom e a arte da palavra, que é força de vida, Geni Guimarães transgride o tempo e o espaço “Desenho em mim meu Atlântico” (p.25) e entrega ao leitor a possibilidade de amplamente avistar com um instrumento mais sensível o mundo.
Vagner Amaro – Doutorando em Literatura, Cultura e Contemporaneidades pela PUC-Rio.
* Foto: Day Rodrigues
Título: Poemas do regresso
Autora: Geni Guimarães
Assunto: Poesia brasileira
ISBN: 978-65-87746-24-1
Páginas: 138
Clique AQUI para fazer o seu pedido.
Comentarios